Os transtornos de #ansiedade e #estresse são muito comuns em pacientes com dor de cabeça, cientificamente chamadas de #cefaleia !
Elas podem estar relacionadas de várias maneiras, desde distúrbios químicos cerebrais similares e muitas vezes, relacionadas a questões genéticas.
Os sintomas da ansiedade e do estresse como fadiga, distúrbios da concentração, do #sono e do apetite também podem ser parte do quadro clínico das cefaleias, gerando um ciclo em que a dor levam à redução da qualidade de vida tornando o paciente mais ansioso e essa ansiedade pode desencadear mais crises de dor de cabeça. Além disso, pessoas ansiosas passam mais dias do mês com dor de cabeça, usam mais analgésicos e têm menor resposta a eles…
Certos medicamentos #antidepressivos são utilizados com sucesso para prevenir a dor de cabeça e ajudar a tratar os quadros de ansiedade mais graves, o que sustenta ainda mais a conexão entre as duas condições.
Por outro lado, a #psicoterapia e algumas mudanças no estilo de vida como atividades de relaxamento, atividades de lazer e atividade física podem ajudar a diminuir as cefaleias, controlar seu estresse e sua ansiedade.
Portanto, superar a ansiedade e o estresse se torna um requisito básico para driblar a dor de cabeça que insiste em te incomodar diariamente!
Comments