A busca rápida pelo atendimento médico e início precoce do tratamento, em um centro e referência, durante um AVC, aumenta a chance de recuperação, inclusive sem sequelas.
O acidente vascular cerebral (AVC), popularmente conhecido como "derrame", constitui hoje um dos principais problemas de saúde pública no mundo devendo ser tratado como emergência médica.
Os pacientes devem ser conduzidos a centros especializados, onde exista uma equipe multidisciplinar (neurologia clínica, neurocirurgia, enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e terapia ocupacional) treinada para o tratamento de AVC.
Além disso, é de grande importância o rápido reconhecimento dos sintomas pela população, a agilidade e organização no atendimento pré-hospitalar e da adequada comunicação com as unidades de emergência para a preparação do recebimento dos pacientes.
"Todos esses fatores são fundamentais para um dos principais obstáculos no tratamento do AVC: o tempo."
Sabe-se que a perda de tempo para a abordagem desses pacientes resulta em uma pior evolução, com aumento da chance de sequelas e consequente maior morbidade e mortalidade.
O que fazer?
Se presenciar uma pessoa passando mal e que apresente BOCA TORTA, PERDA DE FORÇA ou DIFICULDADE DE FALA, ligue rapidamente para o #SAMU, através do 192, para que seja encaminhada o mais rápido possível a um centro de atendimento.
Lembre: Tempo é Cérebro e você pode ser o responsável por uma vítima de #AVC conseguir se recuperar sem sequelas!
Comentários