top of page
Foto do escritorDr. Diego Dorim

O uso de anticoncepcional pode ser a causa de um AVC?

Essa é uma pergunta muito frequente entre minhas pacientes. Todas conhecem alguém ou já ouviram falar de casos de outras mulheres que tiveram AVC e a causa foi atribuída ao uso do contraceptivo oral.


Sendo bem direto, vamos a resposta: o uso de contraceptivo oral com componente estrogênico é um fator a mais para ocorrência de acidente vascular cerebral isquêmico!


Mas acalme-se, isso não é motivo de pânico. Essa resposta direta tem como base uma ampla discussão e análise sobre diversos aspectos. Vamos lá!


Para iniciar a discussão devemos, primeiro, apresentar os diferentes tipos de pílulas disponíveis.

Os anticoncepcionais hormonais podem ser constituídos de um hormônio isolado (progestínico) ou por uma combinação de hormônios (estrogênico-progestínico). Os primeiros, são conhecidos como minipilula, e apresentam alta eficácia contraceptiva assim como os combinados (clássicos).

Ao considerar os componentes hormonais e o risco de um AVC, estudos mostram que o componente estrogênico está associado a um aumento deste risco. Provavelmente isso ocorre devido aos efeitos trombogênicos do estrogênio associado com aumento de fatores pró-coagulantes como fibrinogênio, protrombina, fator VII e fator VIII, além da redução das vias inibitórias da anticoagulação, como antirombina.

Mas então realmente o risco é maior em mulheres que usam anticoncepcional combinado?

A boa notícia é que, com o desenvolvimento de novas formulações contendo concentrações cada vez menores de estrogênio, os novos contraceptivos hormonais apresentam um risco menor de causarem um AVC, apesar deste risco ainda ser real.

O que sabemos é que mulheres que apresentam fatores de risco associados como hipertensão arterial sistêmica, trombofilias, tabagismo, enxaqueca com aura e história de familiares com AVC, apresentam um risco aumentado para ocorrência de um evento cerebrovascular.

Dessa forma, nada de desespero. Não suspendam o uso das pílulas anticoncepcionais. Procure orientação de um Neurologista ou de seu Obstetra para que, após uma avaliação minuciosa, a melhora estratégia seja traçada e individualizada para seu caso!

Comments


bottom of page