O colesterol é um tipo de gordura que o corpo precisa para o crescimento, regeneração celular e produção de hormônios sexuais. No entanto, em níveis elevados, aumenta o risco de doenças vasculares por se depositarem na parede das artéria, uma condição chamada de aterosclerose, responsável pela ocorrência de infarto cardíaco ou Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Assim, essa é uma pergunta difícil de ser respondida. No entanto, sabemos que existe mais de um tipo de colesterol, sendo o LDL chamado de colesterol ruim, em que seus níveis altos aumenta a chance de ocorrência dessas doenças. Por outro lado, temos também o colesterol HDL, chamado de colesterol bom, em que temos que garantir níveis aumentados no corpo para que possa proteger contra ocorrência de algumas doenças e garantir o bom funcionamento do organismo.
Mas de onde vem o colesterol?
O colesterol tem 02 origens - é produzido pelo próprio organismo, no fígado, e é capaz de suprir quase toda necessidade do organismo. Também pode ser encontrado em alimentos de origem animal (carnes, leite e derivados, gema do ovo, etc.).
Assim, o consumo de alimentos ricos colesterol pode aumentar o seu nível no corpo, aumentando a chance da ocorrência de AVC.
E como manter o nível de colesterol normal?
Como dito anteriormente, o corpo é capaz de produzir colesterol para seu próprio consumo. Assim, o excesso, na maioria das vezes, está relacionado ao consumo de alimentos ricos neste componente. As dicas para tentar manter um nível normal são:
Comer alimentos de baixo teor de colesterol: em muitas vezes, isso é suficiente para garantir que o colesterol permaneça em níveis apenas necessários ao organismo;
Mater um peso saudável: a obesidade favorece o acúmulo de colesterol no corpo;
Fazer atividade física: além de garantir a perda de peso, auxilia no aumento do colesterol bom e diminui o risco de ocorrência de infarto cardíaco e AVC;
Não fumar: a combinação de tabagismo e colesterol alto aumenta, e muito, a chance de ocorrência de AVC.
No entanto, em algumas situações, apenas mudanças no estilo de vida não é suficiente para controle dos níveis de colesterol. Por vezes, podem ser necessários medicamentos e um médico deverá ser consultado a fim de garantir o tratamento adequado para seu caso.
댓글